Você é minha (meu) convidada (o) na Cia. Igbá-Iwà de Dança Afrobrasileira!

ESPETÁCULO-IGBÁ-IWÀ: O FEMININO NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO

FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção e Coreografias: Kiusam de Oliveira

Dançarinas(os): Dádila da Conceição Souza, Dalci M.Conceição Souza, Elísia Silva dos Santos, Fabiana Silva de Moraes, Gilmar de Souza, Ivonice Pinto Santos, Jennifer da Conceição Souza, Eduardo Mansu, Kiusam de Oliveira, Lígia Rosa dos Santos, Margarete Moreira, Maria de Lourdes Alves da Silva, Marili Beatriz da Silva, Rosa Alessandra da Silva, Valdenoura Maria da Silva, William Alexandre de Freitas

Cantor(as): Elaine Militão, Estela Carvalho e William Paiva

Percussionistas: Fernando Silvério, Mestre Élio, Patrícia Viana, Renato Rockwerger (didgeridoon) e Robson Barreto.

Coreógrafos (fase 1/2008): Enoque Santos, Jurandir de Sousa, Kiusam de Oliveira e Rose Maria de Souza.
Coreógrafa (fase 2/2009): Kiusam de Oliveira

Consultor na Tradição Iorubá: Rogério Reis (Babalorixá Rogério d'Oxum)

Griot: Mc. Levy

Sonoplastia: Wanderson Mendonça

Som: Rodolfo Gonçalves Nogueira

Iluminação: André Vilela

Cenografia: Rose Vilhen

Apoio Cenografia: Zete Santos, Roseli Paes e Cia. Igbá-Iwà de Dança Afrobrasileira

Fotos: Lígia Oki

Filmagem: Rafael Trevigno

Figurino: Hamilton de Paula

Costureiras: Vera Braz, Erdi P. de Oliveira, Kiusam de Oliveira, Rosana Alves de Abreu

Apoio de Adereços: Patrícia Quirino

Acessórios de Cabeça (pitás): Marianê Ferreira

Secretária: Elisabeth Gimenez

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

REFLEXÃO 3: COMPROMISSO COM A LEI 10.639/03 À PARTIR DO CORPO

"Revisito a trajetória do grupo nestes meses de formação compartilhando nossas alegrias, conquistas, dificuldades, feridas e esperanças no compromisso firmado de aumentarmos nossos conhecimentos acerca das temáticas de raça, gênero e corporeidade afrobrasileira na prática, além da história da África e da Cultura Afrobrasileira, propostos pela lei 10.639/03, que obriga a educação brasileira a formar os(as) alunos(as) e profissionais da educação num conteúdo que favoreça as contribuições da raça negra a este país. O trabalho teve como recurso principal, o corpo, alicerçado na teoria da intencionalidade para o empoderamento negro feminino, proposta por Kiusam de Oliveira, que busca oferecer recursos capazes de empoderar a mulher negra e não-negra, mediante ações didáticas, conscientes e planejadas, ampliando sua liberdade para tomada de decisões que afetam sua vida e saúde física-emocional. Nessa teoria, a metodologia de trabalho ocorre a partir da Dança Mítica dos Orixás, base dos movimentos utilizados na dança afrobrasileira e para o repensar da corporeidade afrobrasileira. Carrego comigo a esperança de, um dia, ver o(a) profissional da educação adquirir a consciência de que é fundamental preparar-se para exercer o papel de arte-educador(a), porque tanto a arte quanto a educação libertam". (Kiusam de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário