terça-feira, 8 de dezembro de 2009
REFLEXÃO 2: PERCEPÇÕES SOBRE O GRUPO
"Olho para Beth Gimenez - secretária do grupo - e a vejo num trabalho incansável em prol do sucesso de nosso grupo; lembro de Valdenoura, nossa dançarina de 60 anos e sua luta com a própria família para permanecer no grupo; penso em Nice e percebo que passou a usar e confeccionar flores para enfeitar seus cabelos e os nossos; vejo o quanto Rosa emagreceu, como sempre desejou; lembro-me do quanto Eduardo amadureceu; vejo Gilmar e William lutando para ingressarem no grupo quando souberam que precisávamos de homens; percebo a maturidade adquirida por nossa adolescente, Dádila, ensaiando coreografias que a ela não pertenciam; revejo Dalci – mãe de Dádila – ensaiando com afinco após 6 meses de espera para ingressar no grupo; lembro de Jennifer, de quatro anos - irmãzinha de Dádila – indo aos ensaios e buscando espaço para participar do grupo; penso na seriedade de Lourdes, Elísia e Lígia que mesmo pressionadas pelas funções que exercem no trabalho, tentaram manter, incansavelmente, seus elos com o grupo; penso em Marili e o quanto ela foi adquirindo presença de palco durante esse processo; Fabiana que, com todas as limitações de saúde, esteve sempre forte, nos divertindo com sua alegria contagiante; Margarete com sua presença firme e solidária, mesmo em momentos pessoais difíceis; Elaine Militão, professora da rede que derramou-se em afeto e dedicação ao grupo; penso em Estela, determinada em seus propósitos, preferiu permanecer no grupo para aprender e compartilhar seus conhecimentos; lembro do empenho de William, buscando compreender a língua de nossos ancestrais para melhor cantar as músicas; Mestre Élio demonstrando felicidade intensa por ter descoberto um grupo onde se sentiu acolhido; penso em Robson, ogan que com seu cavalheirismo, chegou definitivamente para somar; Fernando que ao visitar um ensaio acabou aprendendo muito mais e ficando; e Patrícia, firme e concentrada nesse trabalho com a certeza de brilhar. Entendo, portanto, que esta proposta educacional e artística atingiu suas metas porque tratou de gente: cidadãs e cidadãos diademenses, ávidas e ávidos por conhecimento ancestral africano; crianças, jovens, mulheres e homens que foram acolhidos em suas necessidades de recriação de si próprios".
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